Projeto em ação
Aspirando estimular o protagonismo através de atividades socioeducativas que estimulem a construção de suas respectivas histórias de vidas.
O trabalho social essencial ao serviço ocorre por meio da acolhida; orientação e encaminhamentos; grupos de convívio e fortalecimento de vínculos; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva das famílias; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; informação; banco de dados dos assistidos e organizações; elaboração de relatórios e prontuários. E para acesso ao serviço, é realizada a triagem por meio de entrevista social e posteriormente, visita domiciliar.
De acordo com o Estatuto da criança e do adolescente (ECA) Art. 4° Título 1 Das
disposições preliminares:
Art.4º “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.E desta forma o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos beneficia e contempla a população dessa região, com o propósito de trabalhar por uma sociedade mais humana, justa e realizadora, através do amparo e promoção de crianças, adolescentes e famílias, busca utilizar de formas de intervenções sociais planejada que visa estimular e orientar seus usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências em grupo e/ou individuais.
E, dessa maneira contemplando o trabalho social com famílias, garantias de direito e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades proporcionando recursos para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Aspirando estimular o protagonismo através de atividades socioeducativas que estimulem a construção de suas respectivas histórias de vidas, respeitando as vivências e ajudando a ampliar seu universo informacional levando em consideração a importância de ajudar a
criança e adolescente a reconhecer sua identidade pessoal, social e de grupo, para fortalecer seu sentimento de pertença, incentivando assim, sua convivência comunitária e prática de valores morais e princípios através do projeto. Enfim, o Projeto Fortalecer contribui na rede de proteção social, atuando de forma socioeducativa e no desenvolvimento mais saudável no aspecto físico, mental, social e moral em condições de liberdade e dignidade.