Em agosto de 1981 foi fundado o Grupo de Assistência Social Casa de Emmanuel para oficializar o trabalho de assistência social, que já era realizado desde 1975 pelo Centro Espírita Grupo da Fraternidade Emmanuel, em benefício das populações em situação de risco e/ou vulnerabilidade social da região do Butantã na cidade de São Paulo.

De 1986 a 1996, executamos em parceria com a Prefeitura de São Paulo a atividade educacional para jardim e pré-escola para crianças de 3 a 5 anos em quatro CEIs – Classes de Educação Infantil, com 30 crianças em cada, sendo duas classes na parte da manhã e duas na parte da tarde, totalizando 120 crianças diariamente. A entidade oferecia o espaço físico, materiais, equipamentos e funcionários e a prefeitura enviava os professores. Neste período tivemos a satisfação de encaminhar para as escolas da prefeitura aproximadamente 600 crianças consideradas bem preparadas para o ensino fundamental pelas novas professoras.

De 1996 a 2019, executamos o Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes no distrito de Caucaia do Alto em Cotia, onde realizamos um trabalho que, se foi pequeno em termos quantitativos, diante das milhões de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social em nosso país,  se mostrou muito grande no retorno qualitativo que a maioria das 423 crianças e adolescentes acolhidas durante aqueles 24 anos manifestaram em termos de autoestima, segurança, alegria, saúde, educação e preparação para a vida em sociedade.

De 2004 até junho de 2013, executamos em parceria com a Fundação Casa, o Serviço de Aplicação de Medidas Socioeducativas em Cotia, sendo que neste trabalho tivemos a oportunidade de atender 1123 adolescentes, visando a sua inclusão na vida social e ruptura com a prática de atos infracionais. Com a satisfação de termos abertos novas possibilidades e mostrado novas perspectivas para muitos dos adolescentes atendidos naquele período.

De 2012 a 2014, executamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que visou possibilitar espaço de convivência complementar às atividades escolares com atividades que favoreceram experiências de desenvolvimento da sociabilidade e prevenção de situação de risco social. Sendo que foram atendidas mais de 190 crianças e adolescentes naquele período.

A partir de 2020 reativamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para atendimento de 40 crianças/adolescentes, sendo 20 em cada contraturno escolar, visando oferecer espaço de convivência com atividades que favorecem experiências de desenvolvimento da sociabilidade e prevenção de situação de risco social. E estamos executando o serviço de Projetos Culturais para atendimento de 60 crianças/adolescentes, sendo 30 em cada contraturno escolar, nas modalidades Artes Visuais e danças, visando oferecer espaço de produção cultural com aprendizado e enriquecimento de conhecimentos e habilidades.

 

O grande patrimônio do Grupo de Assistência Social Casa de Emmanuel é o seu ideal e a disposição de seus membros para o trabalho, pois se trata de uma comunidade de pessoas com poucas posses e recursos financeiros. Assim, a luta é constante na busca de recursos e o ritmo de ampliação e estruturação dos trabalhos também se dá em função dos recursos disponíveis. No entanto, com paciência, confiança e perseverança, muito já se realizou e o muito que vemos à nossa frente para realizar só nos motiva a lutarmos ainda mais, sendo que os seguintes desafios são os mais constantes:

 

 

• Obras de acabamento em nossas instalações;

• Ampliação do quadro de colaboradores, quantitativa e qualitativamente;

• Aperfeiçoamento da metodologia de registros e avaliações dos trabalhos desenvolvidos.

 

 

Aproveitamos este espaço para agradecer às várias centenas de colaboradores que contribuíram de diversas maneiras para que estes trabalhos fossem realizados ao longo destes anos. Se não fosse a soma de todos estes esforços não teríamos conseguido realizar esse trabalho tão significativo para os que executaram e executam o trabalho, para aqueles que deles se beneficiaram e por consequência, para toda a nossa sociedade!

 

 

E agradecemos também aos novos parceiros que estão chegando, toda ajuda que puderem nos dar, sejam doações de produtos e materiais para o nosso bazar ou para uso em nossas atividades e instalações, doações financeiras, apoio e divulgação das nossas atividades e a sua vibração de simpatia e estímulo pelo nosso trabalho.

 

 

 

Muito obrigado!

 

Que Deus lhes pague!

HISTÓRIA

Fone: (11) 4611 - 0265

(11) 94485 5685

E-mail: contato@grupoemmanuel.com.br

Grupo de Assistência Social Casa de Emmanuel

R. Mariana Belizária da Conceição, 250 – Butantã – São Paulo

Lar Fraternidade Casa de Emmanuel

Estr. Balthazar Manoel de Oliveira, 1.305 – Capelinha

Caucaia do Alto - Cotia - SP


 

curta